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Muitas empresas investem grandes verbas em marketing sem ter um direcionamento correto daquilo que estão fazendo. Em sua maioria, essas empresas não sabem exatamente o que podem obter de resultado desses trabalhos e acabam se frustrando quando os números não aparecem.


Recebemos muitos clientes reclamando que a agência ou as ações de marketing que já realizaram não geraram os resultados que eles esperaram.

Foi pensando nisso que criamos este artigo, para explicar a você quais são os objetivos de marketing possíveis de serem alcançados e quais ferramentas devem ser utilizadas para tal finalidade. Confira!

1. Aumentar a visibilidade

Antes mesmo de começar a vender seus produtos e serviços, uma marca precisa ser conhecida pelo seu público.

É possível aumentar a visibilidade da sua marca através da presença nas redes sociais, seja Facebook, Instagram, Snapchat, LinkedIn ou até mesmo Pinterest dentre outras menos convencionais.

Além das mídias sociais, a compra de mídia nos buscadores como Google pode alavancar a visualização dos seus produtos e serviços. Links patrocinados e banners são opções de quem quer ser visto na internet. As estratégias de aumento de visibilidade dos meios de comunicação físicos mais conhecidos seriam outdoors, panfletos, jornais, revistas, TV e rádio.

Mas claro, cabe a você decidir onde investir de acordo com as plataformas e canais que seu público está.

2. Educar o seu público

Alguns negócios possuem produtos e serviços cuja comercialização é mais complexa do que produtos e serviços de outras empresas. Se compararmos a venda de uma pizza ou de um ticket pro cinema em relação à venda de um serviço de assessoria jurídica, o caminho de compra do cliente é bastante diferente.

Dessa forma, a empresa que visa facilitar a venda dos seus produtos complexos deve procurar educar o mercado, através de conteúdos, para que o contratante já chegue bem mais informado na hora da reunião de fechamento.


Empresas que investem em produção de conteúdos como posts, artigos, e-books, infográficos, vídeos explicativos, planilhas, entre outros, tendem a serem vistas como referência no assunto que estão divulgando.

Educar o mercado, principalmente de vendas complexas é a melhor maneira de vender mais com menos esforço possível do time de vendas.

3. Mensurar resultados

Até pouco tempo atrás, as empresas injetavam muito dinheiro nas mídias tradicionais para promover suas marcas e seus produtos para o público sem nem mesmo conseguir mensurar com exatidão os resultados dos investimentos.

Hoje, existem diversas ferramentas de análise de dados que auxiliam a enxergar onde o seu dinheiro está sendo investido e qual o resultado que esse investimento está gerando.

Analisar as ações de marketing pode dar novos insights sobre o negócio, não só para otimizar e ajustar o investimento, mas também para criar novos produtos e compreender o comportamento do seu consumidor.

4. Construir relacionamento

Hoje em dia não basta só vender, sua marca precisa manter relacionamento com seu cliente o tempo todo, pois a quantidade de ofertas de produtos e serviços é imensa e qualquer consumidor está a poucos cliques de trocar sua empresa pelo concorrente.

Construir um relacionamento e dar voz ao seu cliente ou potencial cliente, pode ser a maneira mais eficaz de mantê-lo na sua carteira.

Através do relacionamento, você pode entender melhor sobre seus anseios, educá-lo sobre o uso dos seus serviços, vender mais para o mesmo cliente e ainda reduzir o custo de vendas significativamente.

As melhores ferramentas de marketing digital para construir relacionamento com o seu público são o e-mail marketing, os chats diretos e as mídia sociais. Sua empresa está usando esses recursos de forma correta?

5. Fidelizar clientes

Continuando o tópico anterior, construir relacionamento também serve para fidelizar seus clientes e transformá-los em embaixadores da sua marca. Clientes fiéis compram mais, promovem sua marca espontaneamente e custam mais barato de serem atingidos por qualquer estratégia de divulgação.

Para isso, é necessário que você enxergue que o seu produto realmente é bom e diferente dos concorrentes. Se você pensa que focar no produto não é fazer marketing, sentimos dizer, mas você está completamente errado.

Investir no desenvolvimento do seu produto em marketing de conteúdo para educar o mercado e ouvir o seu público através dos canais de relacionamento são ótimas estratégias que fidelizam clientes e geram mais lucros para o seu negócio.

6. Gerenciar sua marca

Muitas empresas não dão a devida atenção à gestão de marca como deveriam. O que mais se vê nas empresas são estratégias de baixar valor e dar descontos para vender mais.

Se você não segue a manada e valoriza o trabalho de branding, com o marketing digital é possível estimular as pessoas a comprar seus produtos e serviços através daquilo que sua marca representa como proposta de valor única, e não apenas pela funcionalidade do produto que você vende.

Usando as redes sociais, tendo um bom site, um blog com informações relevantes e atualizadas, conteúdos bem desenvolvidos, sua marca pode apresentar para o seu público tudo aquilo que acredita, seus valores, suas crenças, sua missão, agregando valor e gerando identificação com o seu público-alvo.

7. Diminuir custo de aquisição de clientes

Quando se trata de esforços de aquisição, o marketing digital leva imensa vantagem em relação ao modo tradicional de vendas.

Com inbound marketing, sua empresa consegue otimizar tempo e dinheiro, atraindo pessoas que irão percorrer um caminho previamente planejado, transformando visitantes em leads e consequentemente, clientes.

Com essa estratégia, é possível otimizar o tempo da equipe de vendas, fazendo com que o potencial cliente seja abordado apenas no momento que ele estiver mais propenso a comprar.

Toda essa jornada é feita através da análise do funil de marketing, dentro de uma estratégia de inbound.

8. Engajar colaboradores

Pessoas são a mola propulsora de qualquer negócio. E não só isso, uma empresa que busca o sucesso constantemente, tem muito mais chances de atingir o auge investindo em pessoas e retendo talentos.

Para ajudar nesse processo de construção de uma equipe de sucesso é que entra em cena o endomarketing, ou marketing interno.

Os funcionários de uma empresa são o maior porta-voz de disseminação de uma cultura e de valores. Direcionar ações internas como gameficação, premiações, treinamentos, pode alavancar os resultados da empresa em relação à qualidade do serviço e captação de novos talentos.

Afinal de contas, ninguém gosta de jogar em time fraco, né?

9. Vender mais

Por fim, e não menos importante, vender mais é o sonho de qualquer empresa que investe em marketing!

O aumento das vendas, geralmente, é o objetivo final de toda e qualquer estratégia de marketing anterior a esse item. Invariavelmente, todas as ações de marketing “podem” gerar mais vendas ou crescimento.

Contudo, vender mais depende de muitos outros fatores relacionados ao negócio, muitas vezes negligenciados pela própria gestão da empresa, que são os famosos 4 Ps do marketing, lembra deles?

  • Produto;
  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção.

Se você fizer todas as estratégias citadas neste artigo e o seu preço for o dobro do concorrente em segundo lugar, dificilmente você vai vender mais (a não ser que as pessoas não conheçam outras empresas do seu segmento, mas acreditamos que hoje em dia é meio difícil isso acontecer, né?

Se você não tem um e-commerce ou um delivery que possa vender através de botões CTA (call to action), você precisa entender qual é a melhor estratégia para o seu negócio, criar ações de execução, testar, mensurar e ajustar de acordo com o resultado obtido.

Existem outros objetivos que são capazes de serem conquistados com marketing, mas listamos os mais fáceis de compreender e os mais básicos.

Então, da próxima vez que você investir em marketing, pense em qual ferramenta você está investimento e saiba que resultados você pode obter e não tenha mais surpresas.

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Se quiser entender mais sobre marketing digital, assine nossa newsletter e baixe nossos conteúdos.

Bons negócios.

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